5 dicas de ouro para conciliar trabalho e família

Conciliar trabalho e família não é tarefa das mais fáceis, principalmente para as mulheres. Desde que elas se inseriram no mercado de trabalho, gerenciar a vida profissional e pessoal tornou-se um desafio.

A questão é que se não houver um planejamento detalhado e bastante força de vontade, o trabalho pode se tornar um obstáculo capaz de afastá-la dos familiares e ainda gerar estresse.

Mas como é possível manter trabalho e família sem que ambos se choquem? Como ter qualidade de vida em casa mesmo com uma jornada de trabalho intensa? 

Vamos tentar responder a essas perguntas apresentando as 5 dicas de ouro para combinar trabalho e família e ter uma vida mais feliz ao lado dos entes queridos. Não perca!

1. Não leve trabalho para casa

Um dos principais motivos que geram conflito entre vida pessoal e profissional é o famoso levar trabalho para casa. Não caia nessa armadilha.

Você ama sua família e quer muito estar mais tempo com ela e dedicar-se às atividades com seus filhos, não é mesmo? Então deixe os afazeres profissionais lá no escritório.

E mesmo que às vezes pareça impossível resistir, mantenha-se firme e organize-se para que não seja necessário esticar o turno de trabalho até o lar.

2. Otimize o tempo 

A otimização do tempo será importante tanto em casa como no serviço. Ela vai ajudar a deixar cada tarefa no seu lugar e evitar o esgotamento. Muitas pessoas reclamam que o dia não rende e que as horas não são suficientes para o tanto de atividades que possuem.

Porém, tudo isso é falta de organização. Se você separar os afazeres, estabelecer um tempo para cada um e não procrastinar, perceberá como o dia pode ser bastante produtivo. 

3. Faça um cronograma de atividades

Uma ferramenta que é muito útil na hora de otimizar o tempo é o cronograma de atividades. E no seu caso devem ser dois: um para o escritório e outro para o lar. Liste as atividades fixas do dia, aquelas que podem ser feitas sem muita pressa e as que são urgentes. 

De preferência crie listas semanais, assim aproveita a sensação de ter a semana organizada e um roteiro a seguir. Muita gente não sabe, mas a bagunça gera estresse e afeta a qualidade de vida, pois nos sentimos incapazes.

O cronograma vai ajudar não só a deixar tudo dentro do esperado, mas a proporcionar qualidade de vida e mais tempo com a família.

4. Aproveite o fim de semana 

Se você não deve levar trabalho para casa, jamais use o final de semana para atividades profissionais. Aproveite esse tempo para passear com as crianças, acompanhá-las nas festas infantis, fazer uma pequena viagem ou até mesmo usufruir de algum lazer pessoal.

As mulheres que trabalham e têm filhos e marido acabam sendo mais cobradas, afinal, uma coisa não exclui a outra. Se ela é mãe e esposa, não há emprego nenhum que a fará perder esse posto. Então decrete: o fim de semana é para a família!

5. Não se cobre demais

A cobrança pode tornar todo esse processo cansativo e desanimador. Portanto, relaxe e use as dicas acima como algo positivo, como uma luz no caminho para tornar a vida em si mais prazerosa e fluida.

Comece aos poucos, tenha paciência consigo mesma e verá que com o tempo vai tirar de letra esse negócio de trabalhar e cuidar da casa. 

E então, gostou das nossas dicas de ouro? Agora que você viu que é possível conciliar trabalho e família, compartilhe este texto nas redes sociais e ajude outras pessoas a descobrir também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This