5 erros imperdoáveis em uma festa de aniversário infantil

Preparar uma festa de aniversário infantil exige uma série de cuidados. Caso qualquer imprevisto aconteça, todo o trabalho da organização pode ser comprometido. A eficiência de um planejamento bem detalhado é o que transforma a comemoração em um sucesso ou em um completo fracasso.

Decoração, brincadeiras, cardápio, aluguel de equipamentos e lembrancinhas são apenas alguns dos pontos mais importantes para o grande dia. Você precisa ter tudo sob controle para evitar problemas que possam ser percebidos pelos convidados.  

Por isso, vamos mostrar neste artigo uma lista com 5 erros imperdoáveis em um aniversário infantil. Confira!

1. Deixar tudo para a última hora

Ter um checklist eficiente com as tarefas da festa é fundamental. Os preparativos devem começar com 4 meses de antecedência. Ainda que seja uma comemoração simples, existe uma longa lista de detalhes a serem resolvidos. E deixar tudo para a última hora, pode comprometer a festa, caso ocorram imprevistos.

Imagine se algum fornecedor falta no dia do evento. O valor para contratar alguém, em cima da hora, provavelmente será dobrado. Por isso, é importante ter tempo para pesquisar antes de fechar negócio. A medida também interfere nas condições de pagamento, já que muitas empresas oferecem descontos para pedidos efetuados com antecedência.

2. Ter expectativas diferentes da realidade

Quando se trata de aniversário infantil, é normal que as mães deixem a imaginação fluir. No entanto, investir em um evento muito luxuoso não é garantia de sucesso. É preciso conhecer bem o perfil dos convidados para que a programação combine com a personalidade de todos. 

Por exemplo, se a maioria dos seus amigos e familiares são pais de crianças de até 5 anos, contratar jogos eletrônicos não causará o efeito esperado. A atenção dos pequenos está em atrações mais simples, como papéis para desenhar ou brinquedos de pular. Acertar na recreação faz com que todos se divirtam, inclusive os adultos!  

3. Excluir seu filho dos preparativos 

Um dos erros mais comuns na hora de organizar uma festa é deixar de lado a opinião da criança. Converse com seu filho para descobrir suas preferências, e de seus amiguinhos. Assim, ficará mais fácil ter um direcionamento para o tema da comemoração e as opções de recreação.  

Essa medida estimula a criatividade dos pequenos, e ainda evita a timidez de interagir com os convidados. Deixe que ele escolha alguns aspectos importantes, como o sabor do bolo ou o buffet. Além do mais, os preparativos também podem ser uma ótima oportunidade para curtir bons momentos em família.

4. Enviar os convites sem planejamento

Determinar o momento ideal de enviar os convites faz toda a diferença para que as pessoas compareçam à festa. Estabeleça no cheklist a data correta de distribuição para evitar deslizes.

Avisar sobre a festa com muita antecedência, pode fazer com que o evento caia no esquecimento. Já mandar o convite em cima da hora, pode trazer o risco de a comemoração ficar vazia.

É normal que alguns convidados tenham outros compromissos agendados para o mesmo dia. Por isso, encaminhe aos contatos, por e-mail, um save the date (aviso) cerca de um mês e meio antes do aniversário. O ideal é que o convite físico seja entregue com 20 dias de antecedência.  

5. Não investir em aluguel de equipamentos 

Os olhinhos das crianças brilham quando o assunto é brinquedo. Ainda mais aqueles tradicionais do universo infantil, como pula-pula, cama elástica e piscina de bolinhas. Avalie quais combinam mais com a faixa etária dos convidados e invista no aluguel desses equipamentos.

Uma comemoração infantil, sem atrações adequadas, vira uma reunião de adultos. Lembre-se: é um dia especial para o seu filho. Para garantir a tranquilidade das atividades escolhidas, avalie as dimensões do espaço, informe-se sobre a manutenção dos equipamentos e escolha uma empresa com profissionais experientes.   

Agora que você já sabe como evitar os principais erros em uma festa de aniversário infantil, siga as dicas listadas e garanta o sucesso desse grande dia. Não deixe de se divertir por se preocupar demais com o conforto dos convidados. Afinal, a comemoração é uma etapa única no crescimento do seu filho.

Gostou deste artigo? Então compartilhe este texto em suas redes sociais e marque seus amigos que estão planejando a festa dos filhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This