Festa infantil: 5 dicas para você organizar melhor o ambiente

Preparar a própria festa pode ser uma boa alternativa para comemorar o aniversário das crianças sem sair do orçamento. Mas para quem está começando, muitos são os desafios, principalmente os relacionados ao espaço disponível.

Distribuir os convidados de forma confortável, organizar um local para recreação, definir a decoração e a posição da mesa do bolo, tudo isso deve ser previamente planejado.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas valiosas para você não escorregar na preparação do ambiente de uma festa infantil. Continue a leitura e confira!

1. Elabore a lista de convidados

O primeiro passo para que a festa comporte tudo o que deseja é fazer uma lista de quem convidará e, a partir dela, definir o local onde será realizada. Afinal, os convidados ocupam a maior parte do espaço destinado ao evento.

Na definição da lista é importante contabilizar crianças e adultos de forma separada, principalmente se for disponibilizado um espaço com brinquedos. Isso fará a diferença na hora de organizar o ambiente.

2. Defina o local do evento

Alugar um salão de festas é uma opção muito comum e, nesse caso, é interessante a realização de diferentes orçamentos, assim como visitas para verificar o espaço em geral e conhecer suas regras. Fazer a festa na própria casa também é interessante, além de ser uma opção mais econômica.

De acordo com especialistas, qualquer lugar pode ser adaptado para a realização de uma festa infantil, desde que o número de convidados seja proporcional à estrutura oferecida. Uma dica é calcular a capacidade de assentos do local e acrescentar 30%, já que nem todas as pessoas estarão sentadas ao mesmo tempo.

3. Calcule a quantidade necessária de mesas e cadeiras

Que tal fazer um “plano de mesas e cadeiras” antecipadamente, para acomodar todos da melhor maneira possível? Dependendo do espaço disponível e do número de convidados, é possível acomodá-los em mesas separadas, de quatro ou cinco lugares, que podem ser alugadas com as cadeiras.

Também é possível agrupar pessoas em mesas maiores, o que pode otimizar o espaço e promover uma maior interação entre as pessoas.

4. Escolha as atrações para as crianças

Normalmente, os salões já possuem um espaço separado para as crianças se divertirem, mas mesmo realizando a festa em casa, é preciso destinar um local para que elas brinquem à vontade.

A área externa é uma boa pedida para instalação de brinquedos como pula-pula e piscina de bolinhas ou para a realização de competições como de danças, cabo de guerra e bambolê.

É possível também adaptar um cômodo da casa, como um quarto, para receber brinquedos ou filmes, que ajudarão na diversão das crianças.

5. Escolha o tema para a decoração da festa infantil

Vale a pena pensar na decoração não apenas da parede que fica atrás da mesa do bolo, mas no ambiente como um todo, preenchendo os espaços vazios. Se o local tiver colunas, é interessante enfeitá-las com balões ou figuras referentes ao tema da festa.

A mesa do bolo deve ocupar um lugar em evidência, de preferência no centro de onde ficarão acomodados os convidados, para que todos possam visualizá-la com facilidade, sobretudo na hora de cantar “Parabéns!”.

É muito importante não se esquecer de deixar um espaço razoável para que os convidados se aproximem o máximo possível da mesa, nessa hora tão aguardada. Um ambiente com mesas bem organizadas, decoração caprichada e um espaço adequado para as crianças se divertirem faz toda a diferença em uma festa.

Gostou das dicas? Que tal seguir nossos perfis no Facebook, Twitter e Google+, e ficar por dentro de tudo que diz respeito à festa infantil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This